Um dos quatro Koenigsegg CCXR Edition vendido por 2.07 milhões

O Koenigsegg CCXR Edition pode ter sido apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2008 mas continua a ser um dos desportivos mais radicais da actualidade. Por isso, não é de estranhar que uma das quatro unidades produzidas desta versão tenha sido vendida recentemente no Reino Unido por uma verdadeira fortuna.

Foram precisos 2.07 milhões de euros para comprar aquele que é o único CCXR Edition com volante à direita no mundo. Desde que saiu das instalações da fabricante sueca em Angelholm, este Koenigsegg percorreu apenas 1721 quilómetros, número que também ajuda a justificar o valor desta venda.

Recorde-se que comprar um Koenigsegg em 2006, quando saiu o CCX, ou em 2008, quando foi apresentado o CCXR Edition era um risco, já que se tratava dos primeiros passos da marca sueca no mundo automóvel. Contudo, o sucesso da empresa fundada por Christian von Koenigsegg nos últimos anos fez com que os seus primeiros modelos valorizassem bastante, pelo que este investimento de 2.07 é uma aposta relativamente segura.

Recorde-se que este CCXR Edition é alimentado por um enorme motor V8 biturbo de 4.8 litros que debita 1018 cv de potência e 1060 Nm de binário máximo. Estes números permitem-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 8,75 segundos e cumprir o registo dos 0-300-0 em apenas 25,5 segundos.

A velocidade máxima ultrapassa os 400 km/h (sem asa traseira) e o consumo combinado reclamado pela fabricante sueca ronda os 22 litros. Mas números à parte, o CCXR Edition continua a apresentar uma imagem futurista – mesmo 10 anos depois! – e um "look" que representa na perfeição os valores e os objectivos desta pequena empresa sueca.

Em destaque